Habilidoso em manipular a batalha de longe, Grimstroke estuda cada movimento e calcula cada linha, decidindo quando emergir da escuridão de tinta para desativar as suas vítimas e conectá-las com um deslizar do seu pincel. Ele se deleita em lançar servas fantasmas para perturbar adversários, enquanto decide como acabar com vários inimigos em uma só pincelada.
Gracioso, sofisticado, astuto e cruel, o Grimstroke canaliza forças malignas pela tinta profana do seu pincel de runeiro. Destinado desde pequeno a se tornar um guardião do seu povo, o caminho do Grimstroke ao poder acabou vindo de algo que ele não hesitou em sacrificar: todas as vidas da sua raça. Consumidos pela magia criada para protegê-lo, os parentes do Grimstroke agora existem apenas como fantasmas feitos de tinta, eternamente conectados ao seu pincel — com os gritos de angústia e formas viscosas compondo cada pincelada.
O Grimstroke se prepara e pinta uma trilha de tinta com o seu pincel, causando dano e retardo a inimigos no caminho. O dano aumenta a cada inimigo atingido pela tinta.
O Grimstroke comanda uma aparição fantasmagórica a se agarrar em um inimigo, causando dano e silenciando-o. Caso a aparição sobreviva até o fim, ela dilacera a vítima, causando grande dano e recarregando a habilidade por completo.
O Grimstroke banha a si ou um aliado de tinta, silenciando e desarmando o alvo ao mesmo tempo que fornece velocidade de movimento e imunidade a ataques. A tinta causa dano a inimigos próximos com o tempo antes de explodir, causando dano e atordoamento em área proporcional ao dano causado pelo caminho.
O Grimstroke vincula um herói inimigo ao herói aliado deste mais próximo dentro do raio, impedindo que se afastem. Habilidades que alvejem diretamente um deles alvejará o outro também. Caso o vínculo seja quebrado antes do fim da habilidade, o alvo inicial é conectado novamente ao herói aliado mais próximo dentro do raio.